terça-feira, 11 de janeiro de 2011

É hora de procurar estágio..

Sou aluna universitária do curso de Administração de Empresas em uma dessas universidades de nome, que as empresas dão prioridade. Prioridade essa que eu acho uma bela merda. Pois não é porque a pessoa estuda em uma universidade boa, que ela vai ser boa.

Posso dizer que sou uma aluna mediana.
Tudo depende da matéria. Tiro 6.0, 7.0 em algumas, 2.0 ,3.0 em outras, 9.0,  10 em raras.
Vou começar o quinto semestre agora, e termino o curso em Dezembro de 2012. Na verdade, pretendo terminar.

Enfim.. Sendo mediana ou não.. Preciso estagiar.
Ontem fui a uma entrevista na IBM.. talvez alguns conheçam e outro snão. Então resolvi escrever sobre os processos seletivos. Talvez isso ajude quem está procurando alguma coisa.


Um dia antes da minha primeira dinâmica de grupo, eu entrei em pânico. Não tinha noção de como seria e tinha certeza de que não ia passar. Acabei passando e descobri que era uma coisa tranquila.


Em toda dinâmica há um problema a ser resolvido.
Em todas as dinâmicas que participei, a pergunta desses problemas sempre era "Qual será a melhor coisa a se fazer?".. Os grupo é dividido em subgrupos, e cada subgrupo deve achar a melhor opção. No final do tempo estipulado, cada subgrupo deve apresentar o que achou, o porquê daquela escolha, se o grupo entrou em um consenso fácil, ou se houve muita discussão..
Nunca há uma resposta certa para esses problemas, as empresas os usam mais para saber qual é o desempenho de cada um em grupo. Como que aquelas pessoas se comportam em um ambiente com diferentes opiniões e etc. Esse é o objetivo.
Nas dinâmicas também há a parte para a apresentação pessoal. O básico é falar o nome, o curso, a faculdade, o período em que estuda, o porquê da escolha do curso e se teve alguma experiência anterior.
Dependendo da sua resposta, você com certeza terá que discorrer sobre alguns ítens. Os aplicadores da dinâmica irão te perguntar algumas coisas relacionadas as suas respostas, então, prepare-se.

As dicas da Dinâmica são:
 -Tenha mais ou menos preparada sua resposta do porquê da escolha do curso. NUNCA diga "foi por falta de opção".. Sempre mostre interesse e gosto pelo curso.
-O perfil das empresas se diferem, sendo assim, não tente se sobressair 100% do tempo, ou seja, não banque o sabido.. mas não fique 100% apagado. Coloque sua opinião e entenda a dos outros.
-Geralmente os aplicadores da dinâmica deixam as pessoas se apresentarem por livre e espontânea vontade.
Tente não ser um dos últimos a se apresentar. Não fique com medo e mostre que você tem firmeza e não tem medo de gente. Se você realmente tem medo de gente, essa é uma oportunidade para você superar isso. =)
-FAÇA A LIÇÃO DE CASA. Procure informações relevantes sobre a empresa. Caso eles perguntem, fale o que você sabe. =)



A bendita entrevista pessoal..

As perguntas clássicas:
Fale sobre alguns defeitos seus..
Tenha em mente pelo menos 3.
Não diga que você é perfeccionista demais. Isso virou clichê. Eles já sabem que as pessoas dizem que são perfeccionistas, sabendo que isso é mais uma qualidade que um defeito.
Seja sincero quanto a isso, a não ser que seus defeitos possam te prejudicar.
E outra.. diga que você está tentando melhorar.

Fale sobre algumas qualidades suas..
Tenha também em mente pelo menos 3.
Seja sincero também. Dicas? Você pode dizer que está sempre disposto a ajudar o próximo, trabalhar em grupo, que você é uma pessoa fácil de lidar, é extrovertido e etc.
NÃO INVENTE.

Porque escolheu o curso?
Sim, essa pergunta vai te seguir. e como eu já disse antes, sempre mostre gosto pelo curso.

O que você espera de um estágio?
Não, uma bolsa-auxílio boa não é a resposta. NUNCA diga isso.
Você espera uma empresa que valorize o trabalho do estagiário, que dê um plano de carreira e que te dê todo o conhecimento prático necessário para o seu desenvolvimento. Eu geralmente falo isso. =P

O que você espera dessa empresa?
Puxe o saco, mas com moderação, claro.

Bom, essas são as principais perguntas.
No final da entrevista o entrevistador vai perguntar se você tem alguma dúvida. SEMPRE TENHA PELO MENOS UMA DÚVIDA.
Dica? Já bole uma pergunta antes mesmo da entrevista, se puder. Pergunte sobre o feedback. Se não for falado antes, pergunte o que um estágiario faz naquela área.. São muitas as perguntinhas que você pode fazer. E se ficou alguma dúvida, não tenha medo de perguntar.
Se você estiver muito nervoso, a ponto de não conseguir organizar suas ideia, diga. Isso irá descontrair um pouco mais o ambiente, e o entrevistador poderá te deixar mais a vontade. =)


Olhe sempre nos olhos do entrevistador, eu já me prejudiquei não olhando.
Não enrole muito, mas também tente não ser 100% objetivo.
Demonstre interesse e preste atenção em tudo o que o entrevistador disser.
Se por acaso houver mais de um entrevistador, não se assuste, já fui entrevistada por 3 de uma vez. xD Leve como uma conversa normal.
Chegue cedo!!!

Mantenha a calma, processo seletivo de empresa não é um bicho de sete cabeças.
E lembre-se: Cada empresa faz parte do seu desenvolvimento. Se você não conseguir em uma, não desista, vá sempre tentando e aprendendo com os seus possíveis erros. =)

2 comentários:

  1. Bacana demais seu modo de pensar e seus conselhos.parabéns e boa sorte em sua jornarda.Beijos.

    http://sagaaureola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive problemas com isso.
    Acho que um dos meus principais defeitos é a timidez, se é que isso é um defeito HAHA.

    Sempre tenho respostas prontas, o que eu não tenho é coragem de falar. Curiosamente, aprendi a 'controlar isso' em peças de teatro. Desde então, consegui ser mais desinibida.

    E as dicas são valiosíssimas, eu mesma sempre procuro alguma referência para fazer a entrevista e no seu post eu encontrei!

    ResponderExcluir

Aproveite bem o espaço que você tem aqui no meu blog. =)

Se gostou, siga.
E sinta-se a vontade para ler e comentar também em outros posts!
Obrigada! =DD