sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um dia tive medo e pena de mendigo..

Eu faço faculdade no centro da cidade. Quem mora em São Paulo sabe que o centro é a casa de várias pessoas. Na verdade não é preciso morar em São Paulo pra saber o que é isso.
Sempre que desço a rua em direção ao metrô, vejo vários mendigos. Sempre fica um senhor negro sentado na frente da igreja balançando um copinho com algumas poucas moedas. Sempre tem um homem de um 20 e poucos anos, que ou está dormindo, ou está falando coisas sem sentido, ou está pedindo comida.
Tem algumas travestis e algumas poucas crianças (ali onde passo).
Uma vez uma menina que aparentava ter a minha idade, com roupa curta e suja me pediu a minha coca "ô tia, me da isso aí", e eu dei. Virei as costas e ela despejou a coca no chão. Estava estampado na cara dela que ela não estava em si. Estava drogada, como muitas pessoas que vejo ali.
Algumas vezes vejo uma criança linda. É um menino loirinho. Que sempre olha pra gente com cara de triste pedindo dinheiro. É de partir o coração.
Eu não tenho coragem de dar dinheiro, pois sei que a maioria ali não vai usá-lo pra comprar comida. Vai usar pra comprar bebidas ou drogas. E por mais que minha vontade diga para eu dar os 2 reais que tenho no bolso, não dou, não tenho coragem.
Eu queria não pensar assim, mas é a realidade.
Se eu pudesse, levaria sempre um prato de comida pra cada uma daquelas pessoas que ficam ali mendigando. Infelizmente não posso.

Consegui perceber que muitos ali são ofensivos enquanto outros são extremamente inofensivos.

Certa vez eu estava esperando o ônibus, e tinha um senhor de aparentemente uns 50 anos., talvez ele fosse bem mais novo, não sei.  Ele chegava em cada pessoa e falava alguma coisa que eu não conseguia entender.
Foi a hora que ele chegou em mim e disse algo do tipo "Meu pé tá machucado, não tenho como ir ao médico, você tem alguma coisinha pra me dar?" Na verdade, não lembro se tinha ou se não tinha. Se eu tinha, não dei pelos motivos que disse antes. Enfim, eu disse que não tinha. E ele gritou "SAI DA MINHA FRENTE AGORA, SOME DAQUI". Nossa, como fiquei com medo daquele homem. A primeira coisa que passou na minha cabela foi "Nossa, ele vai tirar uma faca e vai me matar". Então ele desceu um pouco e ficou olhando pra minha cara. Eu deveria estar branca de medo dele. Vi que ele estava subindo de novo. Então ele chegou perto de mim e disse "me desculpa, não queria falar daquele jeito com você", e eu disse "tudo bem", e ele foi embora, olhando para trás.
Muitas pessoas iriam adquirir raiva ou medo dos mendigos em geral diante dessa situação. Eu sinceramente fiquei com medo. Evito passar perto de mendigos.

No último dia de aula, vi uma cena que quase me fez chorar. Era duas meninas negras, bem arrumadinhas até, com aparência limpa, dormindo atravessadas na calçada. Elas estavam com a cabeça de frente uma para a outra, uma com a mão na cabeça da outra. Talvez vocês se deitem assim com seus namorados, as meninas com suas amigas, com seus pais. Não sei o que aquelas meninas eram uma da outras, talvez fossem irmãs, namoradas, amigas, mas isso é o que menos importa. Tentei imaginar o porque delas estarem ali. Mas não consegui chegar a uma conclusão. Infelizmente são N as possibilidades. Quem me dera se só fosse uma. Seria bem mais fácil resolver o problema. Depois fiquei pensando no futuro daquelas meninas. Talvez não fossem moradoras de rua, mas se estavam ali, não era porque estavam tomando sol. O que vai ser daquelas meninas?

Nós andamos pelas ruas e vemos pessoas a mendigar. De duas uma: Ou ficamos com medo, ou com pena.

Na verdade nós deveríamos ter pena de nós mesmos. Nós que temos um cobertor para nos proteger do frio, um teto para nos proteger da chuva, comida para nos proteger da fome e somos nós que temos família e amigos por poerto para nos proteger da solidão, sempre temos algo para achar que nossa vida é uma merda. Talvez porque tenha acabado a trakinas, porque a mãe brigou, por não ter recebido uma promoção no trabalho ou porque uma barata entrou na cozinha. Isso sim é digno de pena. Pena porque quem não tem o que reclamar ainda reclama, mesmo sabendo da realidade lá fora.

Nós temos medo porque NÓS mesmos fazemos com que eles nos deixem com medo. Nós que somos crueis, nós que vamos na praça da Sé, na Candelária atirar nos meninos. Nós que colocamos fogo neles. Nós que vendemos drogas. Nós que não damos oportunidades.
Mas o que me dói mesmo é falar tudo isso, querer fazer alguma coisa e não fazer absolutamente nada.

"Mas eles estão nas ruas porque querem"...




E nós somos hipócritas. Na verdade não vou generalizar pois muitos podem se ofender.
A hipócrita aqui sou eu, você e talvez você.

15 comentários:

  1. Olha eu tambem tenho pena dessas pessoas =\
    só que penso diferente de vc,eu dou dinheiro sempre que posso mesmo sabendo qe é pra compra drodas.Mas e o seguinte se eu não der eles vaão roubar intão a situação fica pior.
    Beijinhos adorei o post estou seguindo!!

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer algumas considerções me valendo de dois trechos já conhecidos...
    Primeiro, como diz a canção, 'assim caminha a humanidade"..sem muito a acrescentar.
    segundo, "a maldade está nos olhos de que a vê"... Eu vejo maldade, no homem, algo que é proprio, caracteristico...os moldes de nossa historia tornou o homem do jeito que é. negligente as situações corriqueiras...enfim


    parabens...
    deixo meu convite aee,pra visitar o meu blog...se gostar..pode seguir...

    www.casillerodelkris.blogspot.com

    forte abraçOoo

    ResponderExcluir
  3. Bem, os mendigos são um sério problema social. Alguns dizem que eles são inúteis, mas na real, e olha que eu nem sou partidária, eles são necessários para o próprio sistema em que nós vivemos. Esse celular que a gente tem, aquela banda do outro lado do mundo, a internet, o computador, tudo e inclusive nós (alias, principalmente nós mesmos) é parte de um sistema excludente e inclusivo por natureza, cheio de contradições como desenvolvimento, riqueza ao mesmo tempo com a pauperização tanto social como economica de outros lugares. Os mendigos são apenas uma faceta do pólo ruim, mas o mais entristecedor? Não é a pior delas. E você fica louco quando vai pensar nas causas, consequências, no que resolver, parece que a solução é simplesmente mandar uma enchente geral e reconstruir o mundo, tipo a história de Noé.
    Gostei do seu texto e dos seus vários pontos de vista ;D

    ResponderExcluir
  4. Você é muito bem articulada, e seus textos são de leitura facil, chega até ser agradavel se não tivessemos que parar para pensar no serio assunto que você nos traz a tona! Eu compartilho do mesmo ponto de vista que você, nunca dou dinheiro. Às vezes quando não consigo dizer não, mas sempre que algum garoto (na minha cidade predomina jovens de 10 a 15 anos nas ruas) pedindo alguma coisa eu vejo se tem algum lugar onde venda marmita por perto, vou lá compro e trago pros garotos, porque o dinheiro que eu desse não teria serventia nenhuma pra eles! Por outro lado é interessante ver esse tipo de situação para que possamos parar de reclamar da nossa vida e ver que tem gente em situação pior.
    Enfim, como gostei do seu blog e seu modo de escrever, voltarei mais vezes! Bom final de semana.
    Abaços.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, você tem razão. Nós somos a hipocrisia em pessoas. Todo mundo tem dificuldades, mas as pessoas não percebem que tem gente que tem mais dificuldades que elas. Nós podemos reclamar que estamos ganhando pouco dinheiro, mas tem gente que não tem 1 centavo. Podemos reclamar que só temos legumes pra comer. Tem gente que daria tudo o que tem (e o que não tem) para conseguir nem que seja um pedaço de jiló! É uma vida decepcionante!

    ResponderExcluir
  6. imagino se nos que temos casa andamos com perfume,não e fácil a oportunidade de emprego de ascensão social. muitas dessas pessoas eram pessoas como nos que caiaram e não conseguiram levantar e alguns pior ainda já nasceram fadados a 'sargeta'.

    principal dever social de um cidadão e conciencia política.

    mais concordo com a láh e difícil ver e não se sentir impotente com algumas coisa do nosso dia a dia.

    o blog esta se superando muito bom

    ResponderExcluir
  7. É, essa é uma realidade triste que vivemos em nosso país. Não vou ficar criticando o Brasil, até porque não conheço outros país (só de ver na TV) para comparar. Acho que o maior problema é a sensação de impotência diante de uma situação dessas. Eu tbm não sei o que fazer e prefiro não dar dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Diante de tudo que você falou, tenho apenas a dizer: sou uma hipócrita.
    Parabéns pelo blog, foi um prazer passar por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Essa impotência toda é gerada pela própria sociedade. Não acredito que essa questão tenha solução para curto prazo, além disso muitos se negam a ser ajudados pelos abrigos e ONGs.
    Tua postura é mais que adequada: somos hipócritas nesse sentido, sim!

    ResponderExcluir
  10. É uma questão realmente muito complexa, porque muitos não encontram outra solução a não ser as ruas, mas muitos também estão lá por várias outras razões e também porque preferem.
    Sempre que vejo mendingos nas ruas me dói muito também, mas o máximo que posso fazer no momento é pedir a Deus que os proteja.
    ---
    Parabéns pelo texto moça e obrigada por visitar meu blog espero que volte sempre.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Os mendigos são um grande problema social e uma violência à Dignidade humana.São produtos de uma sociedade consumista e egoista.Para ser feliz hoje é necessário fechar os olhos...

    ResponderExcluir
  12. usei sua foto e, naturalmente dei os créditos copiando seu link sob a mesma em meu blog. Caso queira conferir está em www.espandongado.blogspot.com

    Parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  13. Tenho um amigo que é assim..
    ele mora com os cães na rua...
    e prefere assim! xD

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu texto. Não perca o animo, mesmo não podendo fazer nada, ainda podemos questionar, ter uma opinião sempre e um dia a hora chega e vamos saber o que fazer sobre o certo e o errado.

    ResponderExcluir
  15. Rége 18/10/2012 20:00 Esses mendigos estão lá por algum motivo mas não venha me dizer que não podemos ajudar .se quisermos nos dedicar ,nos tirava muitos dali ,é fácil escrever num blog quero ver a pessoa agir.








    ResponderExcluir

Aproveite bem o espaço que você tem aqui no meu blog. =)

Se gostou, siga.
E sinta-se a vontade para ler e comentar também em outros posts!
Obrigada! =DD